O cultivo da uva e a produção de vinhos na região começou em meados do século XVII, quando Pedro Vaz de Barros, conhecido por ser fundador da cidade de São Roque, decidiu investir na plantação da uva e na produção de vinhos, juntamente com outros moradores dali, imigrantes portugueses e italianos.
As inúmeras parreiras nas encostas da Estrada do Vinho, proporcionam ao visitante vivenciar toda história e tradição, por meio das adegas, vinícolas, restaurantes, pousadas e centros de entretenimento.
Para percorrer a estrada que dá acesso as vinícolas, não precisa pagar nada e ainda é possível degustar os bons vinhos típicos, os produtos produzidos por cada vinícola e almoçar em ótimos restaurantes que tem além de boa comida, opções de lazer para toda família, como ranchos, pesqueiros, pousadas e fazendas.
Entre janeiro e fevereiro, acontece a colheita da uva e a produção do vinho, onde o visitante pode acompanhar e comer uvas debaixo das parreiras, uma experiência inesquecível.
Outra boa notícia para os amantes de um bom vinho, é uma pesquisa publicada recentemente pela Universidade de Paris, na França, que comprovou: o vinho é responsável pela diminuição da taxa de mortalidade nos homens, sem contar seus outros benefícios à saúde. Outros estudos também sugerem que beber até metade de uma taça de vinho por dia, pode aumentar a expectativa de vida dos homens, em até cinco anos.
Portanto, não deixe de visitar a Estrada do Vinho para conhecer os melhores e mais conceituados vinhos e produtos típicos da região.