quinta-feira, 7 de julho de 2016

O melhor guia de viagens interplanetário



O volume 1 da trilogia do autor Douglas Adams é considerado um dos maiores clássicos da literatura de ficção científica. O guia do mochileiro das galáxias é o primeiro título da série e conta as aventuras espaciais de Arthur Dent e seu amigo Ford Perfect.

Eles escapam de uma catástrofe terrível que atinge o planeta Terra, pegando carona numa nave alienígena, de Ford Prefect, um E.T. disfarçado de um planeta perto de Betelgeuse. Ford apresenta a Arthur, o Guia do Mochileiro das Galáxias, um livro eletrônico que tem tudo sobre todos os assuntos e alerta na capa: “Não entre em pânico”.

É aí que Ford faz uma proposta mirabolante a Arthur: para que ele se divirta por toda a galáxia e entenda o dialeto dos vogons (uma raça desagradável, mal humorada, burocrática e insensível), é necessário colocar um peixe amarelo no ouvido.

Com o peixe-babel* em seu conduto auditivo, Arthur entende perfeitamente a mensagem do comandante da nave, que está prestes a saltar para o hiperespaço e seguir para a estrela de Barnard. O comandante anuncia logo de cara que Arthur e Ford, não são bem-vindos a bordo da nave.

Durante a viagem dos mochileiros pelo hiperespaço, o autor anuncia que a Terra é Praticamente Inofensiva (título do volume cinco da série). No entanto, o comandante Vogon da nave manda um guarda que só sabe falar: “Toda resistência é inútil!”, expulsá-los. E eles são expelidos da nave para um céu vazio e negro, cheio de pontinhos de luz.

O Guia do Mochileiro das Galáxias afirma que com os pulmões cheios de ar, é possível sobreviver no vácuo total por cerca de 30 segundos. Arthur e Ford são salvos, 29 segundos depois, pela nave Coração de Ouro.

A partir do capítulo 11 a dupla conhece os quatro novos personagens da mirabolante história. São eles: Tricia McMillan mais conhecida como Trillian, Zaphod Beeblebrox, Marvin e a nave computador. A nave, responde por conta própria. Trillian faz parte da tripulação, junto com Zaphod, um humanóide de duas cabeças e três braços, presidente da Galáxia e Marvin é um robô de olhos vermelhos e triangulares. Trillian é formada em matemática e astrofísica e comanda a cabine de bordo junto de Zaphod.

O grupo passa por diversas ocasiões e aventuras engraçadas que envolvem o leitor. Em certo momento, quando eles visitam o planeta Margrathea, escapam de um ataque de mísseis que poderia ter destruído a tripulação. Mas, é acionado o fator de improbabilidade que altera e transforma as coisas. Assim, eles sobrevivem ao ataque e seguem viagem.   
A leitura é envolvente e cômica. Vale a pena conferir e se apaixonar pela série que já vendeu mais de 15 milhões de exemplares no mundo.

*Segundo o Guia do Mochileiro das Galáxias o peixe-babel: é pequeno, amarelo e semelhante a uma sanguessuga. É provavelmente a criatura mais estranha em todo o Universo. Alimenta-se de energia mental, não daquele que o hospeda, mas das criaturas ao redor dele. Absorve todas as energias mentais inconscientes desta energia mental e se alimenta delas, e depois expele na mente de seu hospedeiro uma matriz telepática formada pela combinação das freqüências mentais conscientes com impulsos nervosos captados dos centros cerebrais responsáveis pela fala do cérebro que os emitiu. Na prática, o efeito disto é o seguinte: se você introduz no ouvido um peixe-babel, você compreende imediatamente tudo o que lhe for dito em qualquer língua. [...]

Nenhum comentário:

Postar um comentário